Dicas e estratégias definitivas para otimização da taxa de conversão

Dicas e desafios das ferramentas de estratégias de otimização da taxa de conversão (CRO)

Quer saber dicas secretas de conversão que irão disparar suas vendas por meio de estratégias eficazes Otimização da taxa de conversão? Bem, vou desvendar todo o segredo dicas de otimização de conversão isso vai te ajudar a otimizar a conversão do seu site, mas antes vamos falar um pouco sobre minha jornada sobre como descobri o dicas e ferramentas de conversão isso garantirá que sua taxa de conversão aumente.

Em 2016. Acabei de entrar em uma empresa. Eu estava mais fresco. Meu chefe de departamento convocou uma reunião. A agenda era como podemos aumentar as vendas através do nosso site.

Nessa reunião ouvi pela primeira vez um termo – CRO. Eu não tinha ideia do que CRO significava. Mais tarde descobri que CRO significa Otimização da Taxa de Conversão. É um processo para otimizar a jornada do cliente para realizar uma ação no site.

Após a reunião, meu chefe me ligou e me pediu para encontrar maneiras de otimizar nossa taxa de conversão de vendas.

Nesse projeto, aprendi muitas dicas, truques e estratégias de otimização da taxa de conversão. Muitos anos se passaram e essas estratégias ainda funcionam. Algumas novas ferramentas surgiram no cenário do marketing digital, mas o núcleo permaneceu o mesmo.

Muitos leitores de nossos blogs são empresários, profissionais de marketing ou desenvolvedores web, que também desejam atingir o KPI mais importante – VENDAS!

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) mostram quão bem uma empresa está atingindo seus objetivos. A taxa de conversão é um importante indicador-chave de desempenho (KPI) ou métrica para determinar quantos leads são convertidos em vendas. 

Se você quer conhecer os meandros do CRO, você está no lugar certo. Orientarei você no processo de cálculo da taxa de conversão de vendas neste artigo. Ele fornecerá insights úteis de marketing, dicas de otimização de conversão, bem como algumas dicas sobre como aumentar esses números.

Taxa de conversão

As pessoas lançam seu site, mas sem fazer nenhum esforço de marketing, o site pode ficar para trás nos motores de busca ou não conseguir satisfazer as necessidades do cliente. Em última análise, isso afeta a lucratividade do negócio. É aqui que entra a otimização da taxa de conversão.

Otimização da taxa de conversão-Wpmet

O que é taxa de conversão?

Depois de executar qualquer campanha de marketing, a conversão é o principal indicador chave de desempenho (KPI) a ser rastreado. Se você conseguir identificar o gargalo de sua conversão, poderá refinar as estratégias de marketing, melhorar o processo de marketing de conteúdo ou identificar o comportamento por trás do abandono do carrinho por seus clientes em potencial.

Você também pode converter mais visitantes do seu site em clientes usando ferramentas de análise da web e acompanhamento de conversões, como o Google Analytics.

Quanto mais conversões você obtiver em um período de tempo, maior será sua taxa de conversão. Taxa de conversão é o número de pessoas que realizaram uma ação em seu site, dividido pelo número total de pessoas que atingiram o ponto de ação.

Levar as pessoas a esse ponto de ação é responsabilidade exclusiva da equipe de marketing. Por exemplo, uma empresa realizou um webinar onde todos os participantes são seus potenciais clientes. Eles coletaram as informações de contato do público. Essas informações de contato são chamadas de lead.

Depois disso, a equipe de vendas alcançará esses leads e tentará convertê-los em clientes pagantes.

Por exemplo, se você obtém 1.000 leads em um mês e tem 100 vendas, a taxa de conversão aqui é 1.000 dividido por 100, que é 10%.

O que é uma boa taxa de conversão?

A taxa média é determinada por uma variedade de fatores, incluindo seu nicho, dispositivo alvo e assim por diante.

Apesar disso, a taxa média está apenas entre 1% e 3%. Isso significa que a grande maioria dos visitantes do seu site nunca realizará a ação desejada. Isso é normal porque nem todo mundo que visita seu site pretende comprar.

Seu objetivo deve ser aumentar sua taxa de conversão, bem como o número de visitantes únicos. No entanto, mantenha suas expectativas sob controle.

O número pode parecer baixo, mas na verdade é muito bom. Suponha que você tenha 100.000 visitantes e uma taxa de conversão de 3%. Isso significa que aproximadamente 3.000 de seus visitantes fizeram uma compra.

Não existe uma taxa de conversão 100% perfeita. Mesmo o 50% é quase impossível. No entanto, existem muitas estratégias de otimização da taxa de conversão para aumentar sua taxa de conversão e atingir dois dígitos.

O que é otimização da taxa de conversão (CRO)?

A Otimização da Taxa de Conversão é um Processo de Otimização de Marketing que segue algumas etapas para identificar e resolver o problema que os usuários enfrentam ao realizar uma ação no site. 

A otimização de conversão estuda o comportamento do visitante e concentra-se no que leva um determinado grupo de mercado a se conectar com vários componentes de marketing de uma maneira específica.

A otimização da taxa de conversão se concentra em atrair mais visitantes do seu site para realizar a ação necessária em uma página, site ou campanha.

A metodologia apropriada de otimização da taxa de conversão pode fornecer resultados fantásticos, mas você ficará surpreso com o processo pelo qual esses resultados são alcançados usando a abordagem científica baseada em fatos e orientada por dados que apresentaremos neste livro.

Como calcular a taxa de conversão?

Você precisará fazer algumas contas rápidas para descobrir sua taxa de conversão. Uma taxa de conversão é calculada dividindo o número de vezes que um objetivo é alcançado pelo número de pessoas que tiveram a oportunidade de atingir esse objetivo.

Taxa de conversão - Wpmet
Fórmula de cálculo da taxa de conversão

Por exemplo, suponha que você possua um site de comércio eletrônico. A quantidade de visitantes que fazem compras seria uma conversão crucial para este site. Se você fez 100 vendas no mês passado e teve 1.000 visualizações do site, sua taxa de conversão seria 100/1.000 = 10%. Não é simples?

É muito mais fácil se você estiver utilizando o Google Analytics. Muitos dos relatórios padrão do Google Analytics, como relatórios de público, aquisição e (é claro) conversão, fornecem a taxa de conversão do grupo de público, canal ou objetivo escolhido.

Taxa de conversão Google Analytics Wpmet
Métricas de taxa de conversão no Google Analytics

Por que investir em Otimização da Taxa de Conversão (CRO)

'Por que fazer otimização de conversão? É a maneira mais barata e rápida de aumentar as vendas. Pense sobre isso:

Se você está convertendo atualmente em 1%, mas pode aumentá-lo para apenas 2%, você dobrou suas vendas.

Peep Laja, Conversão XL.

As empresas frequentemente ficam imersas nas suas atividades operacionais diárias e não têm tempo para monitorar de perto o desempenho do seu site ou aplicativo. 

Se você não monitorar e acompanhar seu site/aplicativo regularmente (diariamente), poderá perder alguns sinais, resultando em uma taxa de conversão abaixo do ideal. 

Identificamos os quatro principais indicadores que você deve observar para determinar quando está pronto para embarcar em iniciativas de otimização da taxa de conversão:

Grande melhoria na experiência do usuário

CRO trata principalmente dos resultados financeiros, mas também envolve melhorar a forma como os visitantes interagem com o seu site. Eliminar quaisquer irregularidades que possam impedir a conclusão e a conversão dos visitantes garante que os clientes tenham uma experiência de usuário mais simples e personalizada. 

Os clientes mais felizes têm maior probabilidade não apenas de fazer uma compra, mas também de voltar para comprar mais – possivelmente trazendo amigos com eles.

Reduza a taxa de rejeição e o crescimento na retenção de clientes

Mais visitantes do site passam por funis de conversão e menos “rejeitam” o site, quando as taxas de conversão melhoram (a rejeição do tráfego ocorre, visita apenas uma página e sai). 

O debate sobre se as taxas de rejeição afetam as classificações dos mecanismos de pesquisa é acalorado, com alguns especialistas em SEO afirmando que sim e outros afirmando que não. 

No entanto, queremos que os visitantes do site visitem várias páginas e consumam nosso conteúdo, portanto, reduzir a taxa de rejeição como subproduto da otimização de conversão é fantástico!

Maior ROI

Uma das vantagens mais significativas de implementar uma campanha CRO é que cada ajuste que você faz em seu site que aumenta as conversões é um sucesso incremental para sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico online que deseja melhorar a experiência do cliente para que a compra de produtos seja simples e conveniente para seus clientes se beneficiaria muito com o CRO. Como?

Ao fazer um teste A/B, se for capaz de melhorar sua taxa de conversão em até 3%, significa que está ganhando 3% a mais dinheiro diariamente. Enquanto isso, se tiver um alto volume de vendas, um aumento de 3% nas vendas pode efetivamente se converter em centenas de milhares de dólares em mais receitas para a empresa. O nome desta empresa de comércio eletrônico é ShowPo.

Eficiência de custos

No cálculo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), pegamos todo o valor gasto com marketing em um determinado período e dividimos pela quantidade de clientes adquiridos nesse mesmo período.

Aqui está a fórmula universal para isso – CAC = Despesas de Vendas e Marketing / Novos Clientes

Naturalmente, a implementação da Otimização da Taxa de Conversão (CRO) resulta em mais conversões pelo mesmo custo; resulta em CAC diminuindo pela metade.

Por exemplo, se o custo total de marketing fosse $10.000 e o resultado fosse 100 consumidores, o CAC seria $100 por cliente. 

Se usarmos o CRO para aumentar as conversões para 150 em um determinado mês, o CAC cai para $66,67 por cliente.

Essa é a magia da Otimização da Taxa de Conversão.

Dicas e estratégias de otimização da taxa de conversão a serem aplicadas

Definir e testar a hipótese adequada dentro de seu plano CRO é essencial, mas também há mais algumas coisas que você pode fazer para aumentar sua taxa de conversão. No nível da página, há muitos componentes que podem ajudá-lo a atrair a atenção do cliente. Aqui eu compartilhei as principais dicas de otimização de conversão.

Vamos nos aprofundar em cada uma das técnicas disponíveis para otimizar a conversão.

Crie CTAs baseados em texto em postagens de blog

Texto com link para a página de destino da oferta que você está promovendo. Mantenha a linguagem âncora simples e óbvia para que os leitores saibam no que estão clicando – palavras de ação como “baixar” e “acessar” são úteis aqui.

Cegueira de bandeira é um fenômeno verdadeiro que ocorre quando as pessoas desenvolvem o hábito de ignorar informações semelhantes a banners em sites. Essa falta de foco, juntamente com o fato de que os visitantes do site geralmente não leem todo o artigo de um blog (em vez disso, eles “comem” o conteúdo), exige uma abordagem diferente.

É aqui que os CTAs de texto âncora podem fazer uma mudança. 

CTAs regulares de banner no final da postagem contribuíram com uma média de apenas 6% dos leads gerados pelas postagens do blog no teste limitado da HubSpot de 10 postagens do blog. mas o CTA de texto âncora contribuiu com até 93% dos leads criados pela postagem.

Mantenha “a dobra” em mente

Espere… O que significa essa “dobra”?

O termo “dobrar” em uma página da web é um legado da indústria jornalística. Os jornais chegam dobrados em um lindo pacote, facilitando o transporte de um monte de páginas impressas grandes.

A metade superior da primeira página é a parte do pacote que você visualiza primeiro. A área que aparece “acima da dobra”. No mundo moderno, onde quer que você veja rapidamente quando visita um site, está “acima da dobra”. 

No entanto, quando os visitantes chegam, devem tomar uma decisão: Esta página vale meu tempo e atenção?

Então, sua dúvida agora pode ser: O que devo colocar na área “Acima da dobra” do meu site, certo?

1. Um título, às vezes chamado de Cabeçalho

2. Um subtítulo envolvente, para apoiar o cabeçalho (Subtítulo)

3. A frase de chamariz. 

4. Use uma imagem atraente. Às vezes chamada de “Imagem do Herói”.

Quando conectados a textos âncora relevantes, como palavras-chave vitais, os CTAs fornecem acesso direto ao que o leitor está procurando, antes de rolar a página para baixo ou folhear e clicar fora. Por exemplo, no Kit de Elementos página de destino, usamos CTA duplo. Explore nossos widgets e preços. Os visitantes iniciantes devem obter informações valiosas em uma navegação de 5 segundos.

Esses são os componentes básicos a serem incluídos na área “Acima da dobra” do seu site. Além disso, você pode fornecer um código de cupom, um crachá de confiança, um depoimento de um grande nome ou qualquer coisa. Teste esse elemento e se ele tiver algum impacto positivo no seu site – mantenha-o lá.

Adicione pop-ups com base em diferentes objetivos

Existem inúmeras variedades de pop-ups, cada um dos quais é mais ou menos eficaz com base no seu plano. Na verdade, alguns setores necessitam de técnicas mais agressivas do que outros: tudo depende das suas personas de marketing e do seu orçamento.

Pop-ups de entrada: São pop-ups que aparecem quando os visitantes acessam seu site. Embora possam ser eficazes em situações específicas (opção de idioma, limitação de idade, isenção de responsabilidade, oferta extraordinária, notícias importantes, etc.). Freqüentemente, eles não são apreciados pelos visitantes devido ao seu caráter invasivo.

Pop-ups baseados em rolagem: pop-ups baseados em rolagem são normalmente ativados depois que um visitante rola até uma determinada profundidade (por exemplo, 25% da página). Como esses pop-ups só aparecem após prova de interação, eles produzem resultados um pouco melhores e funcionam particularmente bem em artigos e postagens de blogs, mas também podem ser usados em sites de comércio eletrônico.

Pop-ups baseados em interação: esses pop-ups são úteis para equipes de marketing interessadas em fornecer experiências personalizadas. Pop-ups baseados em interação são gerados quando um visitante clica ou passa o mouse sobre um determinado elemento. Ao contrário dos pop-ups atrasados ou de entrada, eles permitem que sua equipe desenvolva uma experiência personalizada com base no comportamento de seus visitantes.

Pop-ups atrasados: pop-ups atrasados aparecem depois que um visitante passa um período específico de tempo em seu site. Eles, assim como os pop-ups baseados em rolagem, só são ativados após comprovação de envolvimento. Esse tipo de pop-up é muito eficaz nas páginas do blog.

Pop-ups de intenção de saída: quando um visitante está prestes a sair da sua página, aparecem pop-ups de saída. Esses pop-ups são bem conhecidos no negócio de comércio eletrônico como uma estratégia poderosa para reduzir as taxas de abandono de carrinho. Eles também podem ser usados para coletar endereços de e-mail ou gerar leads.

Pop-up para otimização da taxa de conversão - wpmet
Pop-up para otimização da taxa de conversão – wpmet

Se o seu site estiver em wordpress, você pode ler este artigo para saber como você pode construir e usar um pop-up em suas páginas de destino.

Incentive as avaliações e apresente-as nas páginas de destino

Nada é comprado sem primeiro conversar com um amigo, ler uma crítica ou navegar em um aplicativo. Como a maioria das compras começa on-line hoje em dia, as avaliações servem como substitutos para um funcionário tradicional que poderia estabelecer confiança.

Meu amigo comprou fones de ouvido de uma empresa de comércio eletrônico há alguns dias. Quando questionado sobre a qualidade do produto, ele disse: “Você não acha que verifiquei primeiro a avaliação deles? Mais de 100 avaliações de 5 estrelas estavam presentes nas imagens. Todas essas avaliações não podem estar erradas”

Agora você entendeu. Mas a questão é: como você pode obter as avaliações perguntando aos seus clientes, certo?

Aqui estão alguns métodos para obter a revisão:

Facilite para eles, especialmente para dispositivos móveis. Muitas vezes, tentei fornecer classificações em vários comércios eletrônicos. Teria sido uma avaliação positiva, mas finalmente não o fiz. Porque havia muitos estágios que eu precisava passar para fornecer uma classificação nas páginas dos produtos. Portanto, reduza os atritos.

Envie uma solicitação de revisão do produto pós-compra. Você pode fazer isso por meio de ferramentas de email marketing. 

Mostre um pouco de amor aos seus clientes. Você pode fornecer algum código de cupom ou desconto quando algum de seus clientes fornecer um depoimento. Mostrar esses depoimentos em suas páginas de checkout ajudará você a atrair novos clientes de suas lojas online.

Otimize postagens de blog de alto desempenho

É melhor otimizar o material do seu blog ao escrevê-lo. Mas você sempre pode voltar e melhorar as peças anteriores.

Otimização de mecanismos de pesquisa de postagens de blog é importante porque ajuda você a atrair mais pessoas para o seu site regularmente. Existem inúmeras estratégias para direcionar tráfego e converter clientes para o seu negócio online.

Envie tráfego para páginas de destino usando um funil. Às vezes, definimos páginas de destino diferentes para converter clientes. É aqui que você deve segmentar seu conteúdo e leitores com base no estágio do funil e no tráfego direcionado.

Coloque anúncios gráficos na barra lateral e no final do blog para um teste A/B. Você pode descobrir facilmente quais anúncios e canais estão contribuindo mais para seu marketing online. Com base nesse teste, você pode prosseguir.

Não subestime o poder dos links contextuais dentro do conteúdo do blog para conversão. É mais provável que os usuários cliquem em links contextuais dentro do material do blog se for do seu interesse.

Use a barra de progresso nas páginas do blog. Com isso, os leitores estimam inconscientemente quanto tempo precisam para ler um determinado conteúdo. Você pode definir um teste, com ou sem ele. Verifique o impacto e proceda de acordo.

Aumente a velocidade de carregamento da página do seu site

Quanto mais rápido um site carregar para um usuário, maior será a probabilidade de você transformar essa pessoa em um cliente.

Estou bastante confiante de que não preciso explicar mais a você a importância da velocidade de carregamento do site para aumentar as taxas de conversão. É crítico. 

Infelizmente, muitos blogs hoje estão cheios de imagens grandes, arquivos javascript externos e códigos estranhos. Este é o bloqueio direto no seu caminho para conversões mais altas.

Otimização da velocidade da página - Wpmet
Otimização da velocidade da página – Wpmet

Com ferramentas como Google Pagespeed Insight ou Gtmetrix, você pode verificar a velocidade do seu site – tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

A velocidade do site está muito correlacionada com a taxa de conversão geral. Na imagem abaixo, você pode ver claramente o efeito da mudança de velocidade no site.

Otimização da taxa de conversão com aumento de velocidade Wpmet
Otimização da taxa de conversão com aumento de velocidade Wpmet

O Walmart descobriu que cada 1 segundo de redução no tempo de carregamento da página melhorava as conversões em 2%.

COOK melhorou as conversões em 7%, reduzindo o tempo de carregamento da página em 0,85 segundos.

A Mobify descobriu que cada melhoria de 100 ms no tempo de carregamento de seu site resultava em um aumento de 1.11% na conversão.

Pesquisar visitantes do site

Também é uma boa ideia perguntar: 'Qual é a probabilidade de você recomendar este site a um colega ou amigo?' Isso o ajudará a calcular seu NPS (Net Promoter Score).

Para obter informações úteis de pesquisas online sem sobrecarregar seus potenciais clientes, também aqui deve ser estabelecido um equilíbrio.

Pesquisas breves têm maior chance de serem concluídas. Embora possa ser tentador fazer tantas perguntas quanto possível para obter o máximo de informações possível, ser breve o ajudará a evocar uma gama mais ampla de respostas.

Pesquisa-site-visitantes-Wpmet
Visitantes do site de pesquisa

Mas certifique-se de que o momento e o posicionamento do questionário da sua pesquisa sejam adequados. Você pode colocá-lo em sua página de agradecimento. Você também pode receber feedback de seus clientes que abandonaram seu carrinho. Você pode mostrá-lo na página de FAQ para saber se suas dúvidas foram atendidas perfeitamente. Além disso, pode mostrar o formulário de pesquisa depois de passar algum tempo nas páginas do site ou blog. 

Nunca mostre o formulário ao seu tráfego alvo logo após ele chegar ao seu site.

Implementar chat ao vivo

Uma das vantagens mais significativas de oferecer chat ao vivo no seu site é a geração e captação de leads. 

Você não apenas oferece um excelente atendimento ao cliente, respondendo rapidamente às dúvidas dos clientes, mas também atrai futuros visitantes iniciando uma discussão com eles.

Bate-papo ao vivo no site-wpmet
Bate-papo ao vivo no site

O que você pode fazer com o chat ao vivo em seu site é –

  • Automatize suas saudações de bate-papo para seus visitantes.
  • Integre-se ao seu sistema CRM para coletar informações dos visitantes.
  • Integre-se com serviços de email marketing e envie-lhes emails personalizados.
  • Usando pesquisas pós-conversa, colete feedback após cada bate-papo.

Acima de tudo, lembre-se que uma conversa deve estar disponível para que o sistema de chat ao vivo funcione. Disponibilize-o 24 horas por dia, 7 dias por semana ou use chatbots quando sua equipe de suporte do Live Chat não estiver disponível. Responda prontamente, em 15 segundos ou menos.

Aproveite os seguidores sociais para se converter em um cliente

Os empreendedores empregam vários métodos de marketing, incluindo SMS, e-mail e mídia social. Tudo isso é útil.

Em vez de usar o mesmo conteúdo repetidamente, invista em formatos inovadores como séries de vídeos, infográficos interessantes, citações, GIFs, histórias, memes inteligentes e assim por diante.

Interaja o máximo possível com seu público e ser empático para descobrir suas preferências e pontos fracos.

Torne suas comunicações o mais personalizadas possívele alcance seus seguidores com mensagens personalizadas de acordo com suas necessidades, preocupações e estilo de vida específicos, como descontos promocionais ou brindes. 

Adicionalmente, incentive-os a compartilhar seu conteúdo com sua rede para aumentar a visibilidade.

Comece a seguir seus seguidores para ficar na moda nas escolhas da sua comunidade.

A mídia social é uma das principais fontes para aumentar a receita e atingir o público-alvo. Você só precisa alimentá-los e colocar alguns esforços de marketing em suas redes sociais.

Aperfeiçoe a navegação do seu site

A navegação é um sistema crucial para direcionar seus clientes às páginas dos produtos desejados e entre as páginas de destino. Torna-se mais crucial se o seu site for um site de comércio eletrônico.

Estarei me concentrando inteiramente na navegação em sites de comércio eletrônico – como melhorá-la, otimizá-la e aperfeiçoá-la. No entanto, essas excelentes sugestões são relevantes para qualquer tipo de site.

  • Incluir categorias de produtos/serviços em sua navegação principal
  • Incluir caixa de pesquisa interna no site
  • Oferece sistema de sugestões de pesquisa AJAX
  • Use Cookie Retargeting para mostrar conteúdo diferente na mesma página ao revisitar

Usando as técnicas que destaquei acima, você pode melhorar a experiência do usuário nas compras online. Com isso, aumente a satisfação do cliente, aumente o tempo médio gasto em seu site e, claro, sua taxa de conversão.

Tenha opções/variações de produtos claras

Certos itens de comércio eletrônico, especialmente aqueles em categorias como roupas e sapatos, possuem variantes.

Quando um item tem qualidades diferentes, como variedade de tamanhos ou opções de cores, ele é agrupado com todas as suas variantes em uma única página de detalhes no comércio eletrônico.

Antes de adicionar a mercadoria ao carrinho, o cliente deve selecionar a versão que deseja, como tamanho ou cor (ou ambos).

Você pode usar ShopEngine se o seu site for construído em WordPress e Elementor.

Variação-Swatches-wpmet
Variação-Swatches-wpmet

Classifique categorias por popularidade

Na navegação do rodapé, os links das categorias devem ser mostrados em ordem crescente de popularidade.

Coloque os links mais clicados na parte superior e os links das categorias menos clicadas na parte inferior. Se você não quiser classificar por popularidade, tente classificar em ordem alfabética para que os consumidores possam folhear rapidamente enquanto navegam.

Classificar categorias por popularidade-wpmet
Classifique categorias por popularidade

Forneça descrições de produtos/serviços amigáveis para SEO

Se quiser que o comprador clique no botão “Adicionar ao carrinho” ou “Comprar agora”, você deve ter uma descrição fantástica do produto para cada um de seus produtos ou serviços. 

Pode parecer difícil escrever descrições de produtos, mas na verdade é simplesmente uma questão de enfatizar os recursos e funções de seu produto ou serviço e descrever como eles beneficiam seu consumidor. 

Seja breve e fácil de ler. Além disso, não se esqueça de vincular itens como política de remessa e devolução, sites de perguntas frequentes, análises de produtos, depoimentos de clientes, carrinhos de tamanho ou qualquer outra coisa que seja necessária ou benéfica para comunicar fatos sobre suas ofertas.

Descrição do produto-otimização-wpmet

Teste e ajuste o processo de checkout

Não há nada mais essencial em qualquer loja online do que a taxa de conversão do processo de checkout. Esta é a página que gera receita genuína para você. 

Mesmo uma pequena melhoria na taxa de conversão do 1% pode trazer milhares de dólares em dinheiro real para sua empresa.

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Otimização da página de checkout

Um estudo revelou que os principais motivos para o abandono do carrinho incluem processos complicados de checkout, segurança e problemas de criação de contas.

Para superá-los, você pode contar com o seguinte:

  • Experimente um processo de checkout de página única.
  • Permitir que os usuários finalizem a compra sem criar uma conta.
  • Ofereça frete grátis, devoluções sem complicações, garantia de devolução do dinheiro e gateways de pagamento seguros.
  • Quanto mais curto for o formulário, maior será a taxa de conversão.
  • Inclua uma barra de progresso em seu procedimento de checkout. Isso permitirá que seus clientes saibam onde estão no processo de compra e quanto tempo levará para concluir a transação.

Existem inúmeras abordagens que podem ser adotadas para melhorar a experiência de checkout dos clientes. Alguns simplesmente precisam de mais trabalho do que outros.

Use imagens de produto/equipe de alta resolução

Quando for às compras, pense no que deseja fazer. Talvez não apenas veja, você também queira tocar, sentir e experimentar o produto.

Quando você compra algo online, você não pode tocar ou experimentar. A melhor coisa que você pode fazer é mostrar imagens ou vídeos detalhados dos produtos para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando.

Cada página do seu site de comércio eletrônico deve ter uma finalidade específica. E cada peça desse site deve ajudá-lo a atingir esse objetivo. As imagens na página de um produto quase sempre serão diferentes daquelas na página de uma categoria.

Aqui estão algumas dicas de otimização da taxa de conversão usando imagens e vídeos de alta resolução:

  • Forneça todos os ângulos de visão necessários.
  • Permita que o cliente amplie qualquer aspecto do produto.
  • Como resultado, fique de olho no tamanho do arquivo de imagem e no desempenho do site.
  • Tenha em mente os fundamentos do SEO da imagem do produto.
  • Considere possibilidades de visualização em 360° ou um vídeo de produto de alta qualidade.
Imagem de alta qualidade aumenta vendas-Wpmet
Imagem de alta qualidade aumenta as vendas

Lembre-se de que você está ajudando o comprador a tomar uma decisão de compra. Cada visualização e clique indicam uma nova etapa no caminho.

Torne seus preços e CTAs claramente visíveis

Embora você não queira que o preço do seu produto ou serviço seja o foco principal da página, você também não quer ocultá-lo. A estratégia de preços difere de acordo com o tipo de negócio.

Mas se você administra uma loja que anuncia seus preços como um ponto de venda, como um varejista on-line hiqmah, convém divulgar os preços dos produtos para ajudar a impulsionar as vendas.

Preço com foco na página do produto CRO - Wpmet
Preço com foco no CRO da página do produto

Por exemplo, em tema bajaar, você pode ver que o preço foi mostrado como o ponto focal da página do produto. O botão “Adicionar ao carrinho” também foi colocado de uma boa maneira.

Implementar notificações de vendas no site

Notificações de vendas são notificações automatizadas que estimulam o cliente a agir. Alguns alertas de vendas incluem informações sobre uma oferta ou promoção especial. Os alertas mais poderosos, por outro lado, apresentam dados em tempo real, como informações recentes de compras do cliente. 

As notificações provocam uma resposta emocional mais forte do que o material de vendas típico porque tornam esse contexto evidente.

Notificação de vendas para criar urgência e influência dos pares - Wpmet
Notificação de vendas para criar urgência e influência dos pares

Implementar sugestões automáticas usando AJAX

Ajude os consumidores a encontrar facilmente produtos em sites. Adicione o sistema AJAX Instant Search à sua loja. 

Nesse sistema de pesquisa, quando os visitantes da web inserem suas dúvidas, a barra Ajax Instant Search exibe resultados relevantes. Isso economiza tempo, pois não precisam acessar uma página de resultados de pesquisa para descobrir itens.

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Ajax-Search-otimização-taxa de conversão-wpmet

Use sistema de automação de abandono de carrinho

O abandono do carrinho ocorre quando um cliente visita seu site, adiciona produtos ao carrinho, mas não consegue finalizar a compra por um motivo ou outro, deixando a transação incompleta.

A otimização da taxa de conversão (CRO) refere-se a um conjunto de estratégias que ajudam você a converter visitantes em clientes pagantes e evitar ou reverter o abandono do carrinho.

Ferramentas para otimização bem-sucedida da taxa de conversão

Existem muitas ferramentas que você pode usar para o processo de CRO. Confira as ferramentas listadas abaixo. Algumas dessas ferramentas são gratuitas e outras pagas.

Awwwards

Ter uma coleção das principais inspirações de design de sites pode ser de grande ajuda para você. Você pode otimizar o layout da página de destino de maneira mais rápida e eficiente com um excedente de ideias de design.

Ferramentas de otimização da taxa de conversão awwward-wpmet
Ferramentas de otimização da taxa de conversão awwward

Quer você seja um web designer experiente ou esteja apenas começando, a amplitude de um trabalho de web design pode reduzir rapidamente o número de recursos disponíveis, dificultando a localização dos designs de web adequados para se inspirar em sua tarefa. 

No entanto, ter alguns pontos de partida confiáveis pode ajudá-lo a atender às suas necessidades e, ao mesmo tempo, inspirá-lo a explorar novas soluções de design. Fique atualizado com as tendências de design e desafie sua criatividade.

Google Otimizar

O Google Optimize é uma plataforma de experimentação e teste que se combina com o Google Analytics.

Ferramentas de otimização de taxa de conversão-google-optimize-wpmet
Ferramentas de otimização da taxa de conversão -google optimizar

O Google Optimize é usado para testes A/B, testes A/B e testes multivariados (MVT) em diferentes versões de páginas da web para determinar o desempenho de cada página.

Pilha

Heap é uma plataforma de análise da web em tempo real que coleta informações sobre as interações do site do cliente, como visualizações de páginas, cliques, formulário de contato ou qualquer outro envio de formulário e eventos de alteração. O que torna o Heap tão eficaz é que ele coleta automaticamente as interações do usuário no seu aplicativo e no seu site.

Ferramentas de otimização de taxa de conversão-heap-wpmet
Ferramentas de otimização de taxa de conversão-heap-wpmet

Com o heap, você pode rastrear métricas típicas, como visualizações de páginas, sessões e análises de formulários, como cliques em formulários, envios de formulários e modificações de campos. Você pode aprender como os novos visitantes do seu site o utilizam e interagem com ele.

Hotjar

Hotjar é um software de análise de comportamento que permite rastrear e medir o comportamento e as informações do usuário.

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Ferramentas de otimização de taxa de conversão-hotjar-wpmet

É benéfico para ferramentas de análise de comportamento, como mapas de calor e gravações de sessão, para ajudá-lo a identificar áreas problemáticas que um consumidor encontra em seus sites, como bugs de sites, design confuso ou links e elementos quebrados. 

Pesquisas no local e feedback recebido fornecem feedback da voz do cliente (VoC), permitindo que você saiba o que os clientes reais gostam e o que não gostam em seu site.

Ovo Louco

Uma das ferramentas de comportamento do usuário mais conhecidas e acessíveis, incluindo todas as funções padrão de mapeamento e gravação. Existem várias maneiras de visualizar o comportamento do usuário, como “relatórios de porcentagem de cliques” e “instantâneos de confete”, mas a tecnologia principal é a mesma. Esta é uma ferramenta mais antiga, mas é boa.

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Ferramentas de otimização de taxa de conversão-crazyegg-wpmet

Google Analytics

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de análise da web para rastrear o tráfego do site e a atividade do usuário, como duração da sessão, páginas por sessão, taxa de rejeição e muito mais em muitas páginas do site em tempo real.

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Ferramentas de otimização de taxa de conversão-google-analytics-wpmet

Além disso, ele fornece estatísticas como origem(ões) de tráfego, localização e dados demográficos do visitante, desempenho da página e conversões. Para obter informações adicionais detalhadas, você pode atualizar para o Google Analytics 360.

MailChimp

MailChimp é uma das plataformas de email marketing mais conhecidas do mercado. Possui uma ampla gama de recursos e integrações, o que o torna uma excelente escolha para pequenas empresas.

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Ferramentas de otimização de taxa de conversão-mailchimp-wpmet

Para se conectar a um site em CRO, às vezes pode ser necessário usar um serviço de e-mail. MailChimp pode ser de grande ajuda em tudo, desde automação de carrinho abandonado até configurações de pop-up baseadas em interação.

Informações do Google PageSpeed

Um analisador de velocidade de página sem compromisso que é simples, rápido e eficaz. Esta é a ferramenta CRO perfeita para usar. Mesmo sendo básico, adaptável e gratuito, é usado pelos maiores desenvolvedores web do mundo.

Ferramentas de otimização de taxa de conversão-google-pagespeed-insight-wpmet

O Google PageSpeed Insights fornece estatísticas sobre o tempo de carregamento atual do seu site para dispositivos móveis e desktops.

Se o seu site demorar muito para carregar, o Google oferecerá maneiras de acelerá-lo. Algumas ideias são as seguintes: Minimizar solicitações HTTP, Otimizar o tamanho dos arquivos de imagem, Reduzir redirecionamentos 301, Usar cache do navegador e muito mais.

OptinMonster

Outra ferramenta de geração de leads bem conhecida que usa pop-ups e sobreposições para aumentar as conversões é o Optinmonster. Ele oferece aos sites recursos de segmentação poderosos, bem como layouts de formulário de aceitação de última geração.

Ferramentas de otimização de taxa de conversão-optinmonster-wpmet
Ferramentas de otimização de taxa de conversão-optinmonster-wpmet

Você pode usar pop-ups para promover suas campanhas, vendas, coletar novos leads de e-mail e converter leads em clientes.

Etapas de otimização da taxa de conversão

Sempre acho o vencedor de um teste A/B e sempre erro. 😞

Com anos de experiência em marketing e uma vida inteira preenchendo formulários on-line, acredito saber quais combinações de conteúdo, layout e design teriam melhor desempenho. Milhares de pessoas, por outro lado, provam repetidamente que estou errado.

Os profissionais de marketing frequentemente fazem campanhas de otimização da taxa de conversão com base em ideias e técnicas disponíveis na Internet. 

No entanto, na maioria das situações, estas sugestões não produzem o resultado esperado. A razão para isso é que esses sites de growth hacks não discutem o verdadeiro procedimento de otimização da taxa de conversão que devemos usar.

Existe um processo preciso de 5 etapas para uma otimização bem-sucedida da taxa de conversão. Esse procedimento será discutido nesta seção.

Etapa 1. Pesquisar e analisar: identificando as áreas de melhoria

Imagine-se no lugar do cliente. É fácil esquecer que você não sabe mais sobre seu site ou produto do que o comprador. É por isso que é fundamental se colocar no lugar do comprador – experimente comprar o produto ou serviço, faça capturas de tela ou grave o processo em vídeo. Tente utilizá-lo como se você fosse um consumidor real.

Receba o feedback dos clientes. O feedback do cliente pode ser coletado de qualquer maneira que você desejar, inclusive por e-mail, telefone ou diretamente no site. Lembre-se de não lhes dar uma escolha de respostas; seus comentários devem ser originais e escritos com suas próprias palavras. Você pode fazer isso com as ferramentas de pesquisa listadas acima.

Faça perguntas ao seu vendedor. Descubra quais problemas e perguntas seus visitantes levantam e perguntam ao seu vendedor e, em seguida, obtenha as respostas para essas perguntas. Como acontece com qualquer outra etapa. Faça um esforço para documentá-lo para exame posterior. Quanto mais minucioso você for na coleta de dados nesta fase, mais fácil será trabalhar nos procedimentos CRO subsequentes.

Defina metas no Google Analytics. Configurá-los corretamente pode mostrar onde você está perdendo tráfego e onde pode ter mais oportunidades.

Etapa 2. Definir hipótese

Uma hipótese é uma suposição preliminar usada para testar as consequências lógicas e empíricas de uma atividade. Esta é uma teoria sólida (baseada em sua pesquisa e dados) que diz: “Se eu modificar X, isso terá impacto em Y”. Depois de compilar uma lista de teorias, priorize-as da mais urgente para a menos urgente.

Preparando hipóteses - Dicas de otimização de conversão para otimização da taxa de conversão
Preparando hipótese – Otimização da taxa de conversão – Wpmet

Por exemplo, uma hipótese pode ser: “SE a prova social é mostrada na página de checkout, ENTÃO a taxa de conversão será aumentada em 1%, DEVIDO A diminuindo a tração no funil de conversão”

Etapa 3. Desenvolver variações: A/B, Split ou Multivariada?

Crie versões para teste. Não teste muitas coisas ao mesmo tempo – você precisa ser capaz de rastrear o que está causando o aumento ou a queda das conversões. Lembre-se de acompanhar todos os aspectos testados e os resultados em sua planilha.

Processo de teste multivariado de otimização da taxa de conversão - Wpmet
Teste Multivariado – Processo de Otimização da Taxa de Conversão – Wpmet

Etapa 4. Revise os resultados: analise os resultados do teste A/B

Examine as variações em suas páginas de destino com ferramentas como Google Optimize ou outras ferramentas listadas acima.

Teste os resultados em todo o funil de vendas. URLs curtos personalizados (ou links de marca) podem ser usados para coletar uma infinidade de dados de origem baseados em cliques – dados que podem ser utilizados para avaliar componentes menores, mas cruciais, de qualquer site que você criar, desde botões até opções de menu de navegação e muito mais.

Processo de otimização da taxa de conversão -Dicas de otimização de conversão Wpmet
Teste A/B – Otimização da taxa de conversão – Wpmet

Etapa 5. Repita

Repita a otimização processo de forma recorrente. É um processo interminável remodelar e suavizar o funil de conversão.

Se você deseja aumentar o número de pessoas que baixam a versão freemium de um produto, você deve definir metas para as pessoas que acessam a página de destino/página de download e aquelas que realmente ultrapassam os limites e fazem o download.

Em qualquer plataforma de teste que você usar, você poderá ver o teste em execução e algum tipo de indicação se essa nova variação aumentou ou não as conversões. 

Examine os dois números (variação original versus nova variação) cuidadosamente, observando a porcentagem de crescimento, bem como o potencial de superar o original (também em porcentagens). Se essa porcentagem ficar abaixo da faixa ideal de 90 a 95 por cento, continue ajustando e repetindo os testes até atingir esse nível.

Erros a evitar ao executar uma campanha CRO

Surpreendentemente, se sua taxa de conversão estiver entre 2% e 5%, você está indo muito bem. Isso implica que mais de 80% dos visitantes do seu site sairão sem realizar qualquer ação. Não é uma situação dolorosa? 

Considere quanto dinheiro você poderia ganhar se conseguisse converter pelo menos 10% de visitas ao seu site. Isso é mais de cinco vezes o seu ROI atual! Não é atraente?

Erros a evitar - Otimização da taxa de conversão - Wpmet
Erros a evitar – Otimização da taxa de conversão – Wpmet

E, embora seja essencial encontrar as melhores técnicas e táticas para o seu site, também é fundamental detectar problemas atuais de otimização de conversão que, se resolvidos, podem melhorar suas taxas de conversão agora mesmo.

Aqui estão algumas coisas para verificar e evitar esses erros fatais ao executar uma campanha de otimização da taxa de conversão:

  • Tomar decisões com base em opiniões e não em fatos estatísticos
  • Escrever textos de vendas incompatíveis com os objetivos da sua empresa
  • Priorizando testes pequenos acima dos grandes
  • Muitos testes e pop-ups na mesma página ao mesmo tempo
  • Prestando pouca atenção aos materiais fundamentais de design
  • Minimizando a importância dos botões de call to action
  • Não criar um sentimento de urgência
  • Falha em criar confiabilidade e credibilidade empresarial desde o início
  • Os funis de conversão estão se tornando mais complicados.
  • Nunca, em nenhum momento durante o teste, adivinhe nada.

Desafios de otimização da taxa de conversão a serem enfrentados

Embora o interesse na otimização da taxa de conversão esteja crescendo, as empresas não conseguem implementá-la completamente. Certos obstáculos e mal-entendidos devem ser abordados para garantir a sua aceitação e implementação sem problemas.

Desafios - Otimização da taxa de conversão - Wpmet
Desafios para otimização da taxa de conversão

Aqui estão os desafios que enfrentei ao fazer campanhas de CRO para muitos de meus clientes.

  • Política e pessoas
  • Falta de ferramentas certas para atingir as metas de negócios
  • Terminar um teste A/B muito cedo
  • Desistir da otimização após testes fracassados

Embora o interesse na otimização de conversão esteja aumentando, as empresas não a estão abraçando completamente devido a uma série de dificuldades. Estas dificuldades estão ligadas à aceitação da otimização de conversão ou à sua execução fluida.

A solução desses problemas pode ajudar as empresas a implantar a otimização de conversão de maneira eficiente e eficaz, a fim de alcançar crescimento e sucesso.

Empacotando

Uau, você leu e chegou ao final deste artigo. E conheça todas as dicas, ferramentas e práticas recomendadas de otimização de conversas para otimização da taxa de conversão. Agora, se você não quer ser um dos profissionais de marketing insatisfeitos com suas taxas de conversão, você deve alterar sua estratégia de marketing digital e seguir as dicas de otimização de conversão que compartilhei.

Conclusão-Otimização da taxa de conversão-Wpmet

Você não pode simplesmente seguir o fluxo e esperar ver resultados. A melhor maneira de melhorar suas taxas de conversão é começar a testar e fazer ajustes imediatamente.

Se você seguir os valiosos conselhos aplicáveis desta postagem do blog para o seu site, esperamos que seja uma história de sucesso para nós. Aplique-os e não se esqueça de nos informar na seção de comentários abaixo.

Bella Ciao!

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Comentários

  1. Aumentar o orçamento de marketing. Se tudo correr bem, você poderá obter um melhor ROI que ajuda na otimização da taxa de conversão

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